domingo, 19 de dezembro de 2010

Lavanderia


Talvez um dos lugares mais marcantes para se visitar, e o que chama atenção em todos os lugares que che passou, tanto em la higuera quanto em Vallegrande é o silêncio destes lugares, um silêncio mórbido, um silêncio que pede respeito, nem o canto dos pássaros se consegue ouvir.

A entrada pelo Hospital nosso senhor de malta já introduz um sentimento de que a história da guerrilha do Che na bolívia esta ali encrustada naquelas paredes, corredores e passagens. Um lugar quieto e com muito significado histórico. Passando o hospital fica uma imagem linda do Che, e do lado a carta que ele deixou a seus filhos. Mais acima fica a lavanderia onde seu corpo foi exposto depois de limpo pela enfermeira Susana Ocinaga que tive o prazer de conhecer.

Ao lado da lavanderia fica o morgue uma espécie do que chamamos aki no Brasil de necrotério, no morgue as mãos de Che foram decepadas, colocadas no formol e enviadas para Buenos Aires para conferirem as digitais. Ao lado do morgue uma frase de Bertold Bretch fantástica que parece
ter sido feita a pedido para Che, em frente a lavanderia um praça com nome de Che Guevara.

A lavanderia é muito bonita e bem cuidada, muitas inscrições, muitas mesmo, no chão em frente a ela escrito com pedras esta: CHE VIVE. O que também esta escrito no morgue conforme fotos no link abaixo. Uma visita imperdível para quem estuda ou visita Vallegrande.

fotos da viagem vallegrande a la higuera

https://www.facebook.com/robson.lemes.90/media_set?set=a.1706174753496.66202.1811867642&type=3

Fossa de tânia

Esta é a fossa onde foi encontrado os corpos de alguns combatentes do comandante Che guevara, juntamente com Tânia, fica bem próximo da fossa do Che, muito bem cuidado o local, silencioso e com um ar histórico muito interessante.

vale a pena a visita.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Fossa do CHE


A FOSSA DO CHE - Bem, quero lembrar que o local fica sempre com o portão fechado, portanto não adianta ir sozinho que não vai conseguir entrar, é preciso a presença de um guia que pega a chave no centro de vallegrande, no museu, e depois acompanha você até lá. Um lugar muito calmo, silencioso, um silêncio de respeito, aos corpos que ali foram enterrados, entre eles o de CHE GUEVARA, os ossos foram descobertos em 1997, 30 anos depois da morte de che.

Segundo o guia a fossa recebeu e recebe recursos de fora para manutenção, como Venezuela, Cuba, etc.