domingo, 19 de dezembro de 2010

Lavanderia


Talvez um dos lugares mais marcantes para se visitar, e o que chama atenção em todos os lugares que che passou, tanto em la higuera quanto em Vallegrande é o silêncio destes lugares, um silêncio mórbido, um silêncio que pede respeito, nem o canto dos pássaros se consegue ouvir.

A entrada pelo Hospital nosso senhor de malta já introduz um sentimento de que a história da guerrilha do Che na bolívia esta ali encrustada naquelas paredes, corredores e passagens. Um lugar quieto e com muito significado histórico. Passando o hospital fica uma imagem linda do Che, e do lado a carta que ele deixou a seus filhos. Mais acima fica a lavanderia onde seu corpo foi exposto depois de limpo pela enfermeira Susana Ocinaga que tive o prazer de conhecer.

Ao lado da lavanderia fica o morgue uma espécie do que chamamos aki no Brasil de necrotério, no morgue as mãos de Che foram decepadas, colocadas no formol e enviadas para Buenos Aires para conferirem as digitais. Ao lado do morgue uma frase de Bertold Bretch fantástica que parece
ter sido feita a pedido para Che, em frente a lavanderia um praça com nome de Che Guevara.

A lavanderia é muito bonita e bem cuidada, muitas inscrições, muitas mesmo, no chão em frente a ela escrito com pedras esta: CHE VIVE. O que também esta escrito no morgue conforme fotos no link abaixo. Uma visita imperdível para quem estuda ou visita Vallegrande.

fotos da viagem vallegrande a la higuera

https://www.facebook.com/robson.lemes.90/media_set?set=a.1706174753496.66202.1811867642&type=3

3 comentários:

  1. Parabéns camarada, por esta viagem...
    acreeditoq ue seja uma aventura fantástica, poder trilhar estes caminhos; em tempos de tantos milagreiros irem a santiago de compostela, acreditoq ue ir a neste caminho do CHE, Vallegrande/La Higuira, é bem mais gratificante e produz mais coraggem e disposição pra nossa LUTA....
    Mais uma vez, meus Parabéns e aproveita bastante...
    Saudações de Luta, Siempre!!
    do Camarada Paulo Roberto Tiecher de Jesus
    Porto Alegre/RS
    PS: FIQUEI CURIOSO EM SABER QUAL A FRASE DO BERTOLD BRECH, VC PODERIA INFORMAR?

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu imagino como você se sentiu aí vendo de pertinho esses lugares...Parabéns pelo blog e pelas postagens, muito bom mesmo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. fotos da viagem vallegrande a la higuera

    https://www.facebook.com/robson.lemes.90/media_set?set=a.1706174753496.66202.1811867642&type=3

    ResponderExcluir